segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

Artigo: Retrospectiva da semana anterior

Vejam as noticias e rumores que causaram impacto na indústria dos videojogos


Consolas Sony:

Nestas últimas semanas tem "chovido" rumores da suposta nova consola da Sony onde muitos apelidam de PlayStation 4 (apesar do nome de código ser "PlayStation Orbis"), rumores esses que aumentaram depois da Sony ter disponibilizado um video mistério onde mostra os símbolos dos comandos PlayStation.




Dia 20 deste mês saberemos ao certo do que se trata, mas a comunidade de jogadores parece confiante de que será mesmo a consola de nova geração da companhia nipónica, que se vier a confirmar-se, poderá ser mostrado algumas funcionalidades, onde certamente darão destaque ao Gaikai e a alguns jogos.

Depois da Sony ter mostrado o video (mostrado em cima), a prestigiada revista EDGE referiu que produtores que tem já conhecimento da nova consola da Sony e Microsoft lhes dissera que a PS4 será ligeiramente mais poderosa que a próxima Xbox porque terá uma arquitectura semelhante a um PC.
Foi ainda referido na revista que a PS4 terá um controlador redesenhado que em vez de ter os botões Start, Select e Home terá um pequeno painel táctil baseado na PlayStation Vita, sendo acrescentado um novo botão: "partilhar". Segundo a mesmo fonte, o botão terá como função partilhar imagens e vídeos dos próprios jogos para a internet, pois a PS4 será capaz de gravar 15 minutos de qualquer jogo sem prejudicar o desempenho do mesmo.
Foi também referido que a Sony anunciará uma versão melhorada da PlayStation Eye que continuará a ser compatível com o PlayStation Move e que a consola será lançada ainda este ano no Japão e EUA, mas que na Europa apenas será lançada em 2014 devido á complexidade da distribuição nos vários territórios.



O STFUandPlay  afirmou ter recebido informações sobre jogos de corrida para a próxima geração de consolas da Sony e Microsoft (esta última irei referir mais á frente).
É referido que a Evolution Studios, produtora da série Motorstorm, está a cargo de uma nova propriedade intelectual para a PlayStation 4. Vários ex-funcionários da Bizarre (o estúdio que produziu Blur e Project Gotham Racing), e do estúdio Liverpool estão agora na Evolution Studios e a influência dos novos membros notar-se-á no novo jogo, que terá um estilo semelhante a Project Gotham Racing.

A produtora desse suposto novo jogo de corridas era para ser chamado de Gran Turismo mas a Sony não permitiu. Seja como for, o jogo do estúdio Evolution Studios é descrito como o maior jogo de corridas da década na Europa.



Segundo uma fonte da indústria dos videojogos confirmou á VideoGamer, a Guerrilla Games está a produzir  Killzone 4 para lançar na nova consola da Sony. Não há detalhes sobre o suposto jogo, mas segundo a mesma fonte Killzone 4 poderá ser mesmo anunciado no dia 20 deste mês, data na qual se realizará o evento da Sony, e poderá ser um dos jogos de lançamento da PS4.

Ainda sobre a PS4, o conceituado jornal Japonês Asahi Shimbun disse que a consola será vendida a 428 dólares mas que a tendência é vender ao preço mais aproximado que termine em 99, o que significa que a PS4 poderá, assim, custar 399 dólares/euros, ou seja, sem conversão para a Europa.
Outro conceituado jornal Japonês chamado Nikkei Business avança que a PS4 incorporará a tecnologia Gaikai e que a consola vai ter uma forte componente online onde  vai estar equipada com uma funcionalidade no qual será possível comunicar por voz enquanto se joga.



Muito foi falado sobre a PS4, mas vamos agora focar-nos nesta geração de consolas e os jogos que ainda estão para vir. Neste caso, para não alongar muito mais, será apenas referido exclusivos e aqui poderão ler, resumidamente, o que foi dito sobre esses mesmos jogos.

E o que é que foi dito sobre o The Last of Us? A Naughty Dog veio a público dizer que o jogo irá espremer todo o poder que a PS3 tem para dar e que irá usar tudo o que aprendeu com o Uncharted pois a experiência que tiveram com essa série faz com que saiba puxar o Hardware até ao limite.
A Naughty Dog para além de ter mostrado novas imagens do The Last of Us, mostrou também um novo video onde dá destaque aos "infectados":



 A Sony esteve realmente em grande destaque nestas últimas semanas. A companhia nipónica cortou, "amigavelmente", ligações com a SuperBot Entertainment, estúdio que produziu PlayStation All Stars Battle Royale, já lançado para a PS3 e PS Vita. A série ficará então a cargo de estúdios internas da Sony.
Por falar na PlayStation Vita, a consola comemorou, no dia 5 deste mês, um ano de vida e a Sony fez questão de celebrar a data com promoções, que durarão duas semanas. Poderão ver as promoções aqui.
No entanto as vendas da consola não tem correspondido exactamente aquilo que a Sony esperava e como tal decidiu reduzir as expectativas de vendas para a consola, esperando então vender 7 milhões de unidades até ao final do ano fiscal.
O Ratchet and Clank: QForce estava previsto sair para a PS Vita em Janeiro, mas foi adiado para uma data indefinida, mas agora a Sony diz que o jogo será lançado para a consola portátil na Primavera. Para compensar todos os possuidores da versão PS3 (pois quem comprou a versão doméstica receberia, sem qualquer custo adicional a versão PS Vita), a Sony dá o Motorstorm RC.


Ainda se lembram de Killzone Mercenary? É um novo jogo da série que será lançado no dia 18 de Setembro para a consola portátil da Sony. O jogo está a ser desenvolvido pela Guerrilla Cambridge, produtora que veio a público falar sobre este novo Killzone, dizendo que a história se vai passar um pouco depois do inicio de Killzone 1 e que a batalha ocorrerá em Vekta.
Foi ainda dito que Killzone Mercenary irá utilizar o mesmo motor de jogo de Killzone 3 e que nada será reduzido por se tratar de uma consola portátil, pois a PS Vita é "assombrosamente poderosa".
Fiquem então com o novo video de Killzone Mercenary:



Depois de tudo o que já leram, é difícil acreditar que há mais coisas para se dizer, mas a verdade é que há ainda algumas coisas que de certeza não quererão perder.
A Sony poderá estar prestes a anunciar a sua nova consola, mas isso não significa que as outras consolas sejam esquecidas, basta ver os títulos que ainda vão sair. Aliás, a Sony disse no dia 8 deste mês que a PS3 ainda tem muita vida pela frente até porque agora já não perdem dinheiro com a consola e que a PS Vita precisa de mais jogos, admitindo estar a rever o preço da mesma.
É importante referir que a Sony disse no ano passado que em 2013 iria haver uma descida de preço na PS Vita, mas datas concretas não foram reveladas.


Beyond Two Souls é um jogo que está a ser desenvolvido pela Quantic dream, produtora de Heavy Rain, que causou um grande impacto, no bom sentido, na E3 do ano passado.
David Cage, director dos dois jogos referidos, veio a público confirmar que o jogo será lançado ainda este ano, dizendo que uma data concreta irá ser revelada brevemente. Confiança é o que não falta ao estúdio e principalmente a David Cage, desabafando que a indústria dos videojogos oferece muitos jogos baseados em violência e adrenalina e que com o seu jogo procura oferecer algo diferente. A história será o ponto base deste jogo e o estúdio pretende também oferecer uma experiência emocional significativa.



Sly Cooper Thieves in Time já foi lançado na América do Norte, mas os Europeus terão que esperar até dia 29 de Março. Não foi explicado o porquê da diferença tão grande do lançamento na América do Norte e Europa, no entanto a Sony revelou que a demo irá estar disponível no dia 20 deste mês para PS3 e PS Vita.
Quem comprar a versão PS3, receberá digitalmente a versão PS Vita.



Journey, como se deverão lembrar, é um dos exclusivos da PS3 que saiu em 2012.
Hoje a produtora do jogo, a Thatgamecompany, revelou que estava falida quando lançou Journey e que várias pessoas do estúdio não receberam salário, no entanto os problemas financeiros que o adiamento do jogo originou e a dedicação que tiveram, acabou por valer a pena, pois para além de ter sido muito bem recebido pela critica e pelos jogadores, recebeu vários prémios.
Foram divulgados na DICE 2013 os jogos vencedores nas diversas categorias e Journey ganhou 8 prémios, um deles foi "jogo do ano de 2012".
Fiquem então com a lista completa dos vencedores:

  • Jogo do ano 2012: Journey
  • Ação: Borderlands 2
  • Mobile: Hero Academy
  • Portátil: Paper Mario Sticker Star
  • Desporto: FIFA 13
  • Corrida: Need for Speed: Most Wanted
  • Luta: PlayStation All-Stars Battle Royale
  • Descarregável: The Walking Dead
  • Casual: Journey
  • Navegadores de Internet: SimCity Social
  • Família: Skylanders Giants
  • RPG ou MMO: Mass Effect 3
  • Estratégia ou Simulação: XCOM: Enemy Unknown
  • Aventura: The Walking Dead

Prémios Outstanding Achievement:

  • Outstanding Achievement in Original Music Composition: Journey
  • Outstanding Achievement in Sound Design: Journey
  • Outstanding Achievement in Story: The Walking Dead
  • Outstanding Character Performance: The Walking Dead: Lee Everett
  • Outstanding Innovation in Gaming: Journey
  • Outstanding Achievement in Online Gameplay: Journey
  • Outstanding Achievement in Connectivity: Halo 4
  • Outstanding Achievement in Animation: Assassin's Creed III
  • Outstanding Achievement in Art Direction: Journey
  • Outstanding Achievement in Visual Engineering: Halo 4
  • Outstanding Achievement in Gameplay Engineering: XCOM: Enemy Unknown
  • Outstanding Achievement in Game Direction: Journey


God of War Ascension, produzido pela Santa Monica Studio, irá ser lançado no dia 12 de Março, e como podem ver pela imagem acima, foi anunciado um Bundle que irá sair na Europa, onde trará a PS3 Super Slim branca, a edição de coleccionador de God of War Ascension (para além do jogo poderão contar com a banda sonora, uma caixa de aço, um tema dinâmico, um avatar, e o dobro de experiência no modo multijogador durante um período limitado) e um Dualshock 3 personalizado do jogo em questão.
O preço não foi revelado, mas deverá rondar os 350 euros.
O estúdio mostrou ainda um novo vídeo da campanha, mais exactamente os primeiros 30 minutos da nova jornada de Kratos, por isso quem não aguenta a espera cá está o video, mas atenção, contém SPOILERS.

 

Consolas Microsoft

Se é verdade que tem havido muito rumores sobre a nova consola da Sony, o mesmo acontece com a suposta nova Xbox, que tem como nome de código "Durango".
Segundo as fontes do site Polygon, a nova Xbox será revelada na Primavera e que a Microsoft está ciente de que a Sony poderá revelar a sua nova consola já no dia 20 deste mês, mas a companhia americana prefere anunciá-la no momento certo e lança-la ainda este ano, perto do Natal.
Ainda segundo as fontes do Polygon, ambas as consolas da próxima geração irão concentrar-se no "público Hardcore", no aspecto social e no entretenimento.


A imagem em cima não é oficial, mas hoje em dia vários sites de videojogos tem, com base em rumores, "construído" virtualmente as consolas de nova geração da Sony e Microsoft, e a imagem em cima é exemplo disso onde o conceituado site de videojogos CVG partilhou ao mundo como a nova Xbox poderá ser.
É importante referir que Jonathan Browne, gestor de produtos dos estúdios da Microsoft, refere no seu currículo que tem 4 novas propriedades intelectuais em "mãos" e que está a ser importante para passar da fase conceptual á produção.
Esses 4 novos jogos poderão ser lançados na Xbox 360 e fazer uso do Kinect, mas dado que se fala tanto na próxima geração não é descabido serem lançadas na próxima consola da Microsoft.


Como referido anteriormente, a Microsoft está a preparar 4 jogos, um deles poderá estar representado na imagem em cima.
O site STFUandPlay refere que a Lucid Games, estúdio formado por ex-funcionários da Bizarre, estão a fazer um jogo de corridas para a nova Xbox, designado como uma versão melhorada de Project Gotham Racing. Infelizmente nada mais foi partilhado sobre este suposto novo jogo.


De momento estarão a pensar porque razão coloquei esta imagem, mas continuem a acompanhar-nos e perceberão o porquê.
Das 3 companhias que estão hoje no mercado de consolas a Microsoft foi a última a "entrar em jogo" e foi na geração passada, mais concretamente em 2001, que a primeira Xbox foi lançada no mercado.
Joachim Kempin, que foi o vice-presidente das vendas do Windows Sale durante 20 anos, revelou que a Microsoft entrou no mercado das consolas para derrotar a Sony. A Microsoft só optou por fazer frente-a-frente á Sony porque "nunca foi amiga da Microsoft" e que o desejo da companhia do Windows era cooperar com a companhia nipónica porque de certa forma são uma companhia de entretenimento.
Com a entrada da Sony no mercado das consolas com a PlayStation, a Microsoft temeu que a um determinado momento o computador de sala pudesse ameaçar o domínio da Microsoft no mercado tradicional do PC.
É sabido que a Sony e Microsoft perdem dinheiro ao fabricar as consolas, mas dão a volta aos prejuízos com os royalties que cobram aos produtores de forma a poderem lançar os jogos nas plataformas da companhia Japonesa e Americana.
Mas não é a única fonte de rendimento da Microsoft, pois obtém lucros com o Xbox Live, apesar de que a quantia é ligeiramente acima do ponto de equilíbrio, tal como deverá acontecer com a Sony com o seu serviço PlayStation Store e PlayStation Plus.
A ordem para avançar com a Xbox veio do Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, e um dos homens mais ricos do mundo. A Xbox foi lançada quase um ano depois da PlayStation 2, enquanto que na geração seguinte a Microsoft "ganhou terreno" ao lançar a sucessora da sua primeira consola, a Xbox 360, um ano antes da consola da Sony, a PlayStation 3. Poderão ver as vendas de todas as consolas referidas aqui.


E por falar em Xbox 360, salta logo à vista uma das séries mais conhecidas da consola e que vai ser lançado ainda este ano.
Estou a falar pois claro do Gears of War Judgment, uma prequela desenvolvida pela People Can Fly, que trouxe nesta geração de consolas o Bulletstorm (um jogo multiplataformas), sendo a primeira vez que um jogo da série não é produzido pela Epic Games.
Os eventos do jogo ocorrerão 15 anos antes do primeiro jogo e andarão em torno das personagens Baird, Sofia, Cole e Garron, que são acusados de diversas transgressões.
A produção do jogo está terminada e o lançamento está agendado para dia 22 de Março.

E se há outra série que também é muito conhecida é Halo, e em Novembro de 2012 foi lançado Halo 4, um jogo desenvolvido pela 343 Industries. Mesmo depois do lançamento a produtora tem lançado conteúdos descarregáveis.
A produtora fez no entanto questão de mostrar mais um video do afamado jogo e confirmou que virá mais missões e outro tipos de conteúdos. Fiquem então com o mais recente video:



Consolas Nintendo

A Nintendo esteve em destaque nesta ultima semana com a sua Wii U, mas infelizmente nem sempre foi por bons motivos, no entanto a 3DS continua a dar alegrias à companhia Japonesa.
As vendas semanais da Wii U diminuíram no Japão, passando de 13,746 para 12,959 de unidades vendidas e a consola acabou por ficar nesse ponto atrás da PS3, que acabou a semana com 18,106 unidades vendidas. Apenas um jogo da nova consola da Nintendo ficou no top 20 dos jogos mais vendidos e foi o exclusivo New Super Mario Bros. U, ficando em 19º lugar com 6,338 unidades vendidas.
No entanto a 3DS comandou em quantidades de consolas vendidas (mais de 50 mil unidades) enquanto que a consola rival da Sony, a PlayStation Vita, quase chegou ás 10 mil unidades vendidas. É importante referir que os jogos da 3DS ficaram no topo da tabela dos jogos mais vendidos.

Para além das vendas, a Digital Foundry analisou o poder gráfico da nova consola da Nintendo e colocou-a praticamente ao nível das consolas actuais, ou seja, da PlayStation 3 e Xbox 360, descurando qualquer pretensão de nova geração para a Wii U. Como se não bastasse, ainda referiram que a Durango e PlayStation Orbis (nome de código das supostas novas consolas da Microsoft e Sony, respectivamente) irão estar numa liga completamente diferente no que a grafismo diz respeito.


Como se não fosse suficiente, a Ubisoft revelou que Rayman Legends deixará de ser exclusivo da Wii U, pois será lançado também na PlayStation 3 e Xbox 360. Segundo a produtora, muitos fãs mostraram o desejo de jogar Rayman Legends na consola da Sony e Microsoft, daí a decisão de lançar o jogo para mais duas plataformas e de adiar o jogo para inicio de Setembro.
O problema no adiamento é que a versão Wii U já estava terminada e o jogo iria ser lançado dia 26 de Fevereiro, mas o que tem causado polémica é que a Ubisoft quer lançar as 3 versões ao mesmo tempo como tal quem tem Wii U terá que esperar quase 7 meses para o jogar.
Um programador de Rayman Legends, que saiu da Ubisoft no final de Janeiro, demonstrou desagradado com a decisão da Ubisoft ao adiar a versão Wii U para desenvolver as outras duas versões, de forma a Rayman Legends sair nas 3 plataformas ao mesmo tempo.

A Ubisoft veio a público dizer que compreende a frustração das pessoas que queriam usufruir do jogo já este mês, no entanto revelou que para compensar a espera, a equipa de produção está a desenvolver uma demo exclusiva para a Wii U que será lançada brevemente.


Depois de tudo o que se passou Hideki Kamiya, director de Wonderful 101 e supervisor de Bayonetta 2, esclareceu que os dois jogos referidos em cima continuarão exclusivos da Wii U porque a Nintendo está a financiar os dois jogos.
Assim sendo a única maneira de se tornarem multiplataforma é a Nintendo querer, segundo transmite Hideki Kamiya.

Na última Nintendo Direct, a companhia nipónica mostrou um dos seus maiores exclusivos, Bayonetta 2, que surpreendeu a comunidade de jogadores. Poderão ver o novo video aqui:


Na parte final do video é mostrado um pequeno cenário onde está a chover e de repente aparece uma criatura gigantesca efectuando um golpe, terminado assim o video. É algo que durou poucos segundos, mas muitos fãs ficaram com curiosidade se essa parte corria em tempo real ou se seria uma "animação" por computador.
Yusuke Hashimoto, produtor de Bayonetta 2, confirmou via Twitter que era realmente em tempo real.

Sotoru Iwata, presidente da Nintendo, referiu que os produtores de estúdios internos da Nintendo estão cada vez mais adaptados à Wii U e que isso fará com que consigam extrair o verdadeiro poder da nova consola.


Na semana que passou a indústria de videojogos esteve ao rubro, com diversos rumores das novas consolas, novos vídeos de séries famosas e noticias que causaram impacto, por isso espero que tenham gostado do artigo onde fiz uma retrospectiva de uma semana agitada.
Digam o que pensam na zona de comentários.







Sem comentários:

Enviar um comentário